Liderança em Ministério   

10 MANEIRAS DE GASTAR MENOS TEMPO EM REUNIõES
Recentemente a esposa de um líder de uma igreja me fez saber que ela estava saturada de ter que esperar pelo seu marido até altas horas da noite em função de reuniões de diretoria da igreja. Eu entendo e compartilho a frustração dessa senhora. Reuniões longas e improdutivas, que poderiam ser cortadas pelo menos pela metade, são algo que muitas igrejas não conseguem eliminar. Permita-me lhes dar 10 maneiras de gastar menos tempo em reuniões:

1 - Desencoraje e cancele reuniões desnecessárias.

2 - Sempre prepare uma agenda.
Distribua antecipadamente; tenha cópias extras no dia da reunião.

3 - Estabeleça um limite de tempo.
Estabeleça um limite de inicio e conclusão para as reuniões, e fique firme em sua decisão.

4 - Convide apenas aqueles cuja presença é absolutamente necessária.
Não participe de reuniões em que sua presença não é necessária.

5 - Coloque cadeiras menos confortáveis na sala de reunião.

6 - Comece a reunião estabelecendo objetivos específicos e concretos a serem alcançados naquela reunião.
Não permita que assuntos novos entrem para a agenda uma vez que a agenda já foi preparada.

7 - Esteja preparado para a reunião e motive outros a fazer o mesmo.

8 - Vá direto ao assunto.
Minimize conversas paralelas desnecessárias.

9 - Mantenha a discussão dinâmica, mas na trilha certa.
Faça com que os membros resolvam a questão que está sobre a mesa antes de entrar em outros assuntos. Encoraje os membros a edificar sobre a idéia um do outro.

10 - Para longas reuniões separe 10 minutos de intervalo para cada 90 minutos.
O tempo economizado por não ter um intervalo é perdido pela redução da atenção e baixa produtividade.

Nélio DaSilva

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