Liderança em Ministério   

MANEJANDO O TEMPO
Alguns anos passados me deparei com uma história verídica e muito interessante. Ela envolve Charles Schwab, um dos gurus do mundo empresarial americano, e o presidente da Bethlehem Steel, uma companhia no ramo de aço.

O presidente da companhia estava encontrando grande dificuldade em manejar seu tempo. No esforço de encontrar algum alívio ele desafiou Schwab com estas palavras: “Mostre-me uma maneira de realizar mais coisas com o tempo que eu tenho. Se funcionar, eu lhe pagarei muito bem por isso”.

Schwab sugeriu ao presidente da companhia de aço os seguintes passos:

Passo #1: No final do dia faça uma lista das tarefas a serem realizadas no dia seguinte.

Passo #2: Coloque-as em ordem de prioridade.

Passo #3: No dia seguinte faça o primeiro item da sua lista. Não faça mais nada até concluir o primeiro item.

Passo #4: Quando você terminar o primeiro item, cheque novamente a lista.

Passo #5: Faça o segundo item da sua lista. Não faça mais nada até concluir o segundo item.

Passo #6: Continue a trabalhar na sua lista até o final do dia.

Passo #7: No final do dia faça uma nova lista das tarefas a serem realizadas amanhã, e repita os passos 2-7.

Após praticar esses passos por vários meses, o presidente da companhia de aço concluiu que a sugestão de Schwab foi tão eficiente que lhe enviou um cheque de vinte e cinco mil dólares!

Mitos a respeito de Tempo

Manejar o tempo eficientemente começa com o rejeitar de alguns mitos na questão do manejamento do mesmo.

Mito: Você precisa de mais tempo.

Verdade: Você tem todo o tempo de que necessita para fazer aquilo que Deus deseja que você faça.

Mito: Você tem menos tempo que as outras pessoas.

Verdade: Você tem a mesma quantidade de tempo que a pessoas mais ocupadas deste mundo.

Mito: Você pode economizar tempo.

Verdade: Você não pode estocar o tempo, visto que ele continua se movimentando.

Mito: Você pode manejar o tempo.

Verdade: Você só pode manejar a si mesmo.

Mito: Você pode realizar muito mais, ao trabalhar mais horas.

Verdade: Você deve trabalhar de uma maneira mais inteligente, e não necessariamente mais horas.

Mito: Você pode recuperar o tempo perdido.

Verdade: Você jamais poderá recuperar o tempo perdido.

Mito: Você está muito ocupado para fazer tudo que precisa fazer.

Verdade: Você tem tempo para fazer tudo que deve fazer.

Grandes Desperdiçadores de Tempo

Uma pesquisa entre 25 executivos revelou que os maiores desperdiçadores de tempo são:

• Procura de itens desaparecidos ou fora de lugar
• Visitas inesperadas
• Interrupções súbitas
• Correspondências desnecessárias
• Organização pobre
• Espera pelas pessoas
• Leitura de material sem nenhuma relevância ao trabalho
• Falta de preparo
• Ligações telefônicas
• Pausa para café
• Falha em delegar
• Longas cartas/e-mails

10 Sugestões para uma Eficiente Utilização do Tempo

1. Ore por um eficiente uso do tempo (Salmo 90:12)
2. Estabeleça uma rotina e fique firme nela (Eclesiastes 3:1)
3. Marque seus compromissos num calendário
4. Elimine tarefas desnecessárias
5. Delegue tarefas a outras pessoas (Êxodo 18:13)
6. Dê um fim a ligações telefônicas inúteis
7. Acelere seu processo de decisão. Você nunca terá todas as informações que deseja.
8. Estabeleça alvos a longo prazo
9. Lide com correspondência apenas uma vez. Use-a, arquive-a ou jogue fora.
10. Faça primeiramente as tarefas maiores. Se você tem que comer alguns sapos, então como primeiramente os maiores.

Nélio DaSilva

Voltar