Artigos   

EXCELENTES RECURSOS
Quando as pessoas pensam alcançar um determinado alvo ou sonho, frequentemente elas iniciam essa trajetória verificando os seus recursos, a fim de determinar se podem ou não obter ou alcançar aquilo que desejam. É sábio agir dessa maneira. Mas onde a maioria das pessoas falham, nessa fase da empreitada, é que elas tendem a se concentrarem na utilização dos recursos errados.

Exemplo: de modo geral, a maioria das pessoas se concentram na questão financeira. Para elas dinheiro é fundamental e se perguntam: “Quanto dinheiro eu tenho?” Óbvio que temos que ter os recursos financeiros, mas o dinheiro – ao contrário do que muitos pensam – não é o maior de todos os recursos. Na realidade existem outros recursos que são mais importantes e com toda certeza, muito mais impactantes que dinheiro

Dê uma examinada na pequena lista que lhe dou abaixo. Se você tiver dinheiro, mas não tiver essas qualidades, você não irá muito longe, ainda que tenha todos os recursos financeiros disponíveis. Por outro lado, se você tiver essas qualidades, mas ainda existirem carências no departamento de dinheiro, mesmo assim você poderá ir em busca e, eventualmente, alcançar o sonho ou alvo desejado.

1. Desejo.
O primeiro passo rumo a realização de um sonho, de um alvo a ser alcançado, tem como base e fundamento o desejo de realmente alcançá-lo. Por desejo, quero dizer, uma pré-disposição de pagar um preço, ainda que alto para conquistar o que deseja ser conquistado; em outras palavras, é ter no coração aquele fogo que não é consumido em tempo algum. Assemelha-se à atitude do personagem de Alex Houxley da série “Raízes” em que o seu maior desejo na vida era sentir o gosto da tão sonhada liberdade e se ver livre das cadeias e da argola de escravo que carregava em seu pescoço.

Desejar algo com intensidade é muito mais do que uma simples vontade passageira. À semelhança do profeta Jeremias, é algo que lhe queima por dentro, algo profundo e ardente em seu coração, sempre presente em sua mente. Pergunta: você tem esse tipo de desejo? Se tem – tudo é apenas uma questão de tempo - você realizará aquilo que sonha realizar.

”São poucas as pessoas - comparativamente falando -, que sabem realmente o que é desejar com a suficiente intensidade. Essas pessoas não sabem o que é sentir e manifestar um intenso, amoroso, faminto, insistente e persistente desejo; algo semelhante ao do homem que está se afogando e que precisa desesperadamente de ar, ou como do homem perdido e sedento num deserto que busca com paixão por um pingo d’água, ou pelo faminto que busca um pedaço de pão.” Robert Collier

2. Visão.
Robert Schuller disse certa vez: “As pessoas não têm problema de dinheiro, elas têm contínuo problema de visão.” Se você tem visão por alguma coisa, você irá atrair o dinheiro que você precisa. É a visão que tem a habilidade de atrair outros visionários para um plano espetacular, para um Grande Panorama, de promover grandes conspirações contra o império das trevas. Você pode, honestamente, afirmar primeiramente a você mesmo que traz consigo uma visão sobre aquilo que deseja alcançar? Você pode ver a realização tão desejada, já concretizada, mesmo que ela esteja ainda na fase embrionária? Você pode ouvir o seu barulho? Pode sentir o seu aroma?

Quão grande é a sua visão? É algo minúsculo, pequenino, insignificante incapaz de empolgar alguém? Ou é alguma coisa tão grande e significativa como um grande magneto com um grande poder de atração? Se você tem uma arrojada visão e forte desejo de ver o seu plano e sonho se concretizarem, isso certamente ocorrerá, não importa quanto dinheiro você tenha ou não tenha.

3. Persistencia.
“Nada neste mundo pode ocupar o lugar da persistência. Talento não pode ocupar; nada é mais comun do que pessoas que não alcançaram sucesso apesar de muito talentosas. Geniosidade não ocupará. Genios que nunca foram reconhecidos é algo tão comum que é quase um provérbio. Instrução não ocupará. Esse mundo está cheio de gente instruída mas que nunca alcançaram seus objetivos. Persistência e determinação são onipotentes.” Calvin Coolidge

É uma prática incontestável na vida, que as pessoas que realmente alcançam seus objetivos são aquelas que simplesmente desistem de desistir. A verdade é que muitas são as vezes que um determinado prêmio é perdido porque não perseveramos o suficiente. Riqueza, talento, geniosidade e instrução são elementos importantes, mas eles não podem e jamais poderão tomar o lugar daquela pessoa que possui uma tenacidade, uma perseverança a toda prova.

Pergunta: Você persiste mesmo quando as coisas ficam muito dificeis e os obstáculos aparentemente se tornam intransponíveis? Quando o alvo parece ser algo simplesmente inatingível...você desiste ou você se levanta altaneiramente disposto a perseguir o seu sonho, até vê-lo concretizado? Se você persistir, você irá alcançar o seu sonho mesmo que você não tenha os recursos financeiros.

Conclusão –
Ao longo da minha vida, tenho observado que homens e mulheres deste mundo, que conseguiram a concretização dos seus sonhos foram pessoas que não encontraram facilidades à sua frente. Eles enfrentaram momentos de pavor. Muitos medos. Medo da perda. Medo da humilhação. Medo do fracasso. Mas o que distingue essas pessoas do restante do mundo é que todas elas – sem exceção – foram pessoas de grande persistência. Quando uns desistiam, eles persistiam mesmo sem os recursos financeiros e outros preciosos recursos que eles simplesmente não possuiam. Eles apenas tinham um sonho – um grande sonho – e a coragem de seguir em frente, sem se importar com o custo. Paulo, o notável apóstolo do Novo Testamento e o maior plantador de igrejas de todos os tempos, é um exemplo claro de tal determinação. (Atos 20:24; Filipenses 3:12-13.)

”Coragem não é a ausencia de medo; coragem é seguir em frente apesar do medo.”
G.K. Chesterton

Qual é o seu mais precioso recurso? Com certeza não é dinheiro. Certamente que existem recursos muito mais excelente do que o dinheiro conforme compartilhei com você. Desejo, Visão, Persistência podem fazer toda a diferença do mundo e eles podem ser o presente de Deus a você. Busque-os.

Nélio DaSilva

Voltar