Estratégias de Liderança   

ENCORAJANDO A SUA EQUIPE DE TRABALHO
Eu jamais vi uma pessoa que pudesse fazer um trabalho realmente extraordinário a não ser debaixo do estímulo, do encorajamento, do entusiasmo e da aprovação por parte das pessoas para as quais ela está trabalhando. Charles M. Schwab

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer a fim de aprimorar o seu ministério é - numa base constante e disciplinada - encorajar o seu povo. Pequenos gestos - creia - podem fazer uma diferença monumental na sua relação com o seu povo.

Talvez, por serem "pequenos" a nossa tendência é a de imaginar que eles possam ser dispensáveis. Porém, nada pode estar mais longe da verdade do que pensar e agir dessa maneira. A sua equipe de trabalho é gente, e gente precisa de encorajamento e apreciação. O autor de Hebreus declara: Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Hebreus 10:24

Eis aqui algumas maneiras de encorajar o seu pessoal

Diga a eles que você os aprecia. Para muitos, isso é tudo o que eles realmente necessitam. O notável psicólogo Wiiliam James certa vez declarou que a necessidade número 1 do ser humano é a de ser apreciado. Paulo em suas cartas frequentemente demonstrava apreciação àqueles que com ele labutavam. Veja o que ele diz aos Filipenses: Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês... por causa da cooperação que vocês tem dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora. Filipenses 1:3a,5b.

Um simples: "Olha, quero que você saiba que eu aprecio demais a sua colaboração preciosa na nossa equipe e a maneira dedicada com que você tem se empenhado a fim de fazer do nosso projeto um real sucesso." Palavras genuínas como essa podem fazer uma diferença incrível na vida de alguém!

Dê a eles uma folga. Lembre-se que você está trabalhando com voluntários. Essas pessoas têm as suas agendas cheias, tem problemas, dúvidas e aflições e talvez o melhor presente que essa pessoa possa receber numa determinada semana é uma ausência em mais uma reunião. Você já considerou dizer a essa pessoa: "Olha, você tem feito um trabalho extraordinário na nossa equipe e eu gostaria que você descansasse essa semana, e não viesse para a reunião, que tal investir um tempo extra com a família?"

Compre um presente para ele(a). Com um pequeno mas significativo presente diga a essa pessoa: "Ei, sabe de uma coisa? Eu quero lhe dizer que tenho apreciado demais a contribuição que você tem dado à nossa igreja e ao Reino de Deus; isso aqui (presente) é apenas um pequeno gesto de apreciação em função do muito que você tem representado para todos nós." Atitude como essa produz maravilhas!

Nunca se esqueça de dizer: "Obrigado!" Claro que as pessoas estão trabalhando para Deus e que devem, por obrigação, fazer o melhor para o Senhor. Mas elas são humanas e, portanto, precisam de ser encorajadas e apreciadas. Portanto, nunca é demais a palavra "obrigado" ou um pequeno cartão expressando por escrito a sua gratidão.

Faça um reconhecimento público. Uma maneira de encorajar a sua equipe de trabalho é de reconhecê-la em público e na frente dos seus colegas. Se você encontrar uma oportunidade para isso não deixe de fazê-lo. Observe como as pessoas apreciam isso, e como elas são encorajadas a produzir ainda mais quando elas são valorizadas e apreciadas.

E finalmente...

Mantenha uma atitude positiva de encorajamento no seu ambiente de trabalho!

Encoraje!

Nélio DaSilva

Voltar